
Professor Nivaldo

- Professor Nivaldo
- Nossa Senhora das Dores, Sergipe, Brazil
- Biólogo Professor de Ciências biológicas a 27 anos Pós graduado em biotcnologia e Meio ambiente Contato prof-nivaldo@hotmail.com

terça-feira, 29 de junho de 2010
Furnas - Nossa Senhora das Dores - SE

Ensino de saúde pública
Saúde Pública
A Palavra saúde, de origem latina salute - salvação, conservação, vida - vem assumindo significados muito diversos, pois a concepção de saúde que permeia as relações humanas, não pode ser compreendidas de maneira abstrata ou isolada. Os valores, recursos e estilos de vida que contextualizam e compõem a situação de saúde de pessoas e grupos em diferentes épocas e formações sociais se expressam por meio de seus recursos para a valorização da vida, de seus sistemas de cura, assim como das políticas públicas que revelam as prioridades estabelecidas. Sabendo que saúde não é apenas ausência de doenças, quais são as outras características que nos permitem concluir que um indivíduo não doente seja saudável de fato? Com uma razoável facilidade, compreende-se que uma pessoa é doente tomando como referência o ponto de vista biológico; no entanto, essa mesma pessoa pode estar perfeitamente bem integrada a seu grupo de relações e inserida nos processos de produção, sendo, do ponto de vista social, uma pessoa considerada saudável a despeito de seu reconhecido comprometimento físico.
Definindo saúde como sendo um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças, compreende-se que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também, por seus atritos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação no meio em que vive, pois a saude se ressente da iluminação inadequada, da má ventilação, da fdiga, dos ruídos ou da alimentação deficiente. Nós podemos citar entre outras causas indiretas, que prejudicam o bem-estar dos seres humanos: o analfabetismo, a miséria, a promiscuidade, a ignorância, a habitação inadequada (CYTRYNSKI ORLOWSK, 2003).
Tendo em vista que se propõe um ensino de ciencias e biologia intencionalmente voltados a formação de individuos autônomos com uma visão digna e capaz, sobre o meio em que vive, a área do ensino de ciência biológicas devem ser organizadas de forma a atender essa demanda , tranformando através das informações a sociedade em que se vive, salientando que cada indivíduo é peça importante no bem-estar de si próprio, dos outros seres e enfim do ambiente em que vive.
O Professor, seja de Ciências, no Ensino Fundamental ou de Biologia no Ensino Médio, tem com isso, uma grande responsabilidade quando se tarta de ensinar aos alunos as aplicações dos princípios biológicos ao estudo da saúde, salientando as relações entre as causas , agentes e prevenção das doenças, promovendo o bem estar físico, mental e social. Para isso, deve inserir métodos de comunhão com a comunidade onde trocas de conhecimentos são a chave A escola, também tem aqui o seu papel muito importante na Educação para a saúde, uma vez submetendo os alunos a situações cotidianas de exemplo de saúde, como higiene do prédio, ética profissional, ambiente acolhedor, liberdade com responsabilidade sem permissividade, desenvolvendo em intervalos e aulas livres habilidades e práticas favoráveis a conceitos de saúde, sendo para isso necessário uma integração e interdisciplinaridade, além de comunidade e políticas sociais presentes na escola, como: vigilância sanitária, Saneamento básico, Saúde Alimentar, Doenças Sexualmente Transmissíveis,
especial de transformação. O Ensino de Ciencias biológicas precisa passar por mudanças sérias desde o planejamento, até a metodologia empregada em sala de aula no que diz respeito ao Ensino de Saúde Pública como informação para cidadania.
Conceituar saúde como não sendo apenas ausência de doenças, é de suma importância, pois desencadeia aí, uma série de aberturas do assunto, que vem possibilitar a construção de conhecimentos específicos, facilitando assim a conscientização dos direitos e deveres de cidadãos através da informação.
O conhecimento científico na identificação e classificação das doenças, é outro fator importante, ressaltando a necessidade da prevenção, sendo isto, o principal meio de ter uma saúde completa.
Ações direcionadas visando a conscientização sobre o tema possibilitam maior interesse, pois a conscientização do cidadão passa por vivências obtidas em ações concretas como o uso de material impresso.
O papel da escola na abordagem da saúde deve ser encarado como uma das sua funções. É necessário uma ação coletiva de toda comunidade escolar. A mudança no ensino da saúde, deve ser mobilizada em toda escola, justando-se assim os ingredientes principais para uma boa educação: escola e realidade.
Alcoolismo, Dependência de drogas, Doenças, Orientação Sexual.
Qualidade ou miséria de vida
Qualidade ou miséria de vida
Somos aquilo que queremos ser, ou que escolhemos ser em nossas vidas. Pode parecer esta frase um pouco forte para você neste momento, mas é a mais pura verdade. Tudo que somos hoje é produto, conseqüência daquilo que fomos ou fizemos dias, anos, séculos, milênios, ou minutos atrás.
Partindo do princípio que ser humano é aquele que busca sua melhoria no seu modo de agir, pensar, fazer, somos bem capazes de analisar o que buscamos com nossas ações. Sim. Aquelas que julgamos tão simples. Aquele aperto de mão que demos ou negamos, aquele sorriso que abrimos ou inibimos, aquele conselho que proferimos ou que guardamos em nosso baú de tesouros inúteis. Como poderemos ter sorrisos e abraços de outros, se os nossos estão trancados? Isso quer dizer que não precisamos, pois já temos os nossos guardados nesta caixa de coisas inúteis. Ou , por outro lado, como podemos ter desavenças, tristezas ou maledicências se damos apenas sorrisos e afetividade?
As leis da natureza são muito claras. Ação e reação, Causa e efeito, Inércia. Todas elas apontam para a questão tão eficaz e sublime da felicidade verdadeira e deixa mais do que claro que nós somos os construtores de nossas vidas, material e espiritual, e dela recebemos exatamente aquilo que dividimos com nossos semelhantes e conosco mesmos.
A sensibilidade sendo uma conquista da alma, nos transporta ao pensamento de que precisamos ser sensíveis à percepção dos pequenos acontecimentos naturais que nos cercam como as gotas de água, que cumprem seu papel, seja na torneira, no chuveiro, na chuva, seja nas formigas que caminham sem cessar em busca de alimento e da proteção a sua rainha, seja do sol, que esta lá todos os dias, mesmo nublado, mas cumprindo seu papel de não deixar o planeta esfriar, seja em nossas funções fisiológicas que dão avisos de nossas necessidades, seja num bebê que sorri, mesmo que não saibamos o verdadeiro motivo, enfim, a mãe natureza nos ensina o tempo todo como conviver conosco e com o ambiente que nos cerca. O que precisamos é ter a sensibilidade para enxergar e por em prática esses ensinamentos valiosos e reais.
E comum ouvirmos a frase derrotista de que esta deixando a vida tocar. Cuidado. Toque a vida, e um dia a vida te toca e você cai. A vida não pode ser vista e sentida como um bem material que fazemos com ela o que quisermos e bem entender. Podemos construí-la, sim , mas baseando-se na evolução como ser vivente. Não podemos, por exemplo interferir nas faculdades biológicas da vida como respirar, ver, sentir, mas podemos melhorar essas faculdades para que possamos ser usufrutuários cada vez mais satisfeitos. Não podemos ter a pretensão de sermos proprietários dos ter. Na verdade, somos mesmo é usufrutuário do ter e proprietários do ser. Querer ser dono das coisas materiais é no mínimo, querer ser menos inteligente que o beija –flor, que com sua beleza exuberante, vive a visitar as flores não para humilhar, mas para completar um quadro somatório de beleza e convivência. Convivermos com a natureza de forma que seja um somatório de vida, é reconhecer que fazemos parte do universo e não donos dele.
Reclama-se muito de tristezas, mágoas e agonias, estresse. Pois bem. Não existe alegria imerecida, nem tristeza injusta. Tudo é o que conquistamos. Como posso querer sentir o sabor de chocolate, se estou saboreando um limão? Como posso querer alegrias, se sou portador de tristezas, reclamações, queixas, desânimo. Como posso querer ser feliz, se a imagem que eu passo para o universo é a de um ser sofrido, derrubado, desanimado, derrotado. O universo reage conosco conforme nossas ações com ele. Não que o Universo seja nosso escravo ou coisa parecida, mas lembramos que vivemos em comunhão, em harmonia. Ele apenas reflete aquilo que a nossa energia produz. Energia essa que chamamos de alma, espírito, força magnética. Seja qual a denominação que usamos, trata-se de nossa vontade e da forma como pensamos e agimos segundo as leis da natureza. Atire uma pedra em um gatinho e espere que Le venha a seus pés querendo carinho. Jamais verá isso. Como queremos então que o universo nos dê paz ,amor, saúde e fortuna, se somos queixosos de conflitos, solidão, doenças e miséria?
Errar não quer dizer que está tudo perdido. Ao contrário. O erro nos ensina que precisamos melhorar, aperfeiçoar, aprender. Lembre-se que é mais importante a consciência do erro, do que a inconsciência do acerto. Errei. Bom. Pretendo agora acertar.O nosso passado tem o poder de contar nossa história. O presente tem o poder de mudar a vida. Qual o personagem da História que tem seu nome lembrado pelas reclamações, queixas, conflitos pessoais?
Por que se preocupar com o amanhã? É hoje! A sua vida é agora, é hoje. Amanhã é o fruto de hoje. Assim como hoje é o fruto de ontem. Quer uma prova? Coloque sal fora de casa durante uma noite. No outro dia, ele esta da mesma forma? A ação do tempo, temperatura, ar, química, exerceu forças e causou certas transformações. O fogo se alimenta de oxigênio. Mas o oxigênio em grande quantidade apaga o fogo. Da mesma forma, queixas e confusões demasiadas, apagam o fervor da nossa vida.
É tão fácil ser feliz. Precisamos de tão pouco. Olhe para os pássaros, como cantam e rejubilam. Eles passaram a noite no relento, no frio, na chuva, nas ações dos fenômenos meteorológicos. No entanto , jamais deixam de cantar e encantar, pois virá a primavera.
Quero comprar uma fazenda, uma chácara, um apartamento, um carro, uma jóia, quero, quero, quero. Que bom. Queira mesmo, você irá conseguir com certeza. Mas você já sabe o que vai morar nesses lugares com você e utilizar desses bens contigo? Tristezas, inseguranças, queixas, angústias ou alegrias, satisfação, paz, harmonia, simplicidade. A escolha é sua. Você pode ter uma miséria de vida sendo um multi-bilionário,ou uma qualidade de vida com o que tens agora. Deixe as coisas chegarem a você de acordo com sua preparação para recebê-las e não se adiante, pois estará correndo o risco de ter, ter, ter, e não ser, ser, ser,. Nisto é que consiste a miséria ou qualidade de vida.
Veja o que somos. Eu não te conheço, mas se você esta lendo este artigo, é porque algo atraiu você. Procure saber que algo é esse. Sabe onde esta a resposta? Naquilo que você é.Um pássaro não busca água, se não precisar dela. A mãe natureza não pode te dar, aquilo que você não disse com suas energias, o que realmente precisa.