Professor Nivaldo

Minha foto
Nossa Senhora das Dores, Sergipe, Brazil
Biólogo Professor de Ciências biológicas a 27 anos Pós graduado em biotcnologia e Meio ambiente Contato prof-nivaldo@hotmail.com

domingo, 1 de agosto de 2010

Juventude e sexualidade

Puberdade - Conhecer para conviver
Para que os erros não venham causar grandes traumas e definições enganosas sobre o seu corpo, organismo, reações, torna-se necessário conhecer desde a natomia até fisiologia, uma vez que, iniciando uma etapa muito decisiva da vida, a puberdade e a adolescência, começam grandes transformações físicas e psicológicas, mudando a sua aparência e a forma de ver as coisas e entender as pessoas, parecendo mais um segundo nascimento, só que dessa vez, com um olhar mais crítico das coisas que cercam a criança, começando por desligar-se um pouco dos pais com a idéia de poder viver sozinho e ter suas próprias conquistas e responsabilidades, começando também os vínculos afetivos com os colegas de escola, da lan hause, da praça, enfim, ter amigos neste momento é tudo.Para algum a tristeza de ver o seu corpo se desenvolver bem mais devagar que do outro.
Tudo isso começa a aparecer e confundir a mente da criança, a partir dos onze a doze anos, podendo ser antecipado ou adiado dependendo do organismo físico e emocional, podendo para alguns achar graça metamorfose do colega, pois essa mudanças não acontecem ao mesmo tempo para meninos e meninas.Algumas meninas de 13 anos já possuem seu corpo todo completo o que se torna motivo de orgulho ao exibir suas formas diante da colegas com roupas diferentes que exibam seus atributos de mulher.Enquanto algumas entram num estado de ansiedade porque ainda não veio a sua primeira menstruação, surgem perguntas do tipo;sou anormal? O que esta acontecendo? De quem é a culpa por eu ser assim? Ao contrário do que se pensa, a puberdade nem sempre começa e termina cedo.A idade em que a puberdade começa não tem a ver com a velocidade dos resultados e nem tampouco com o final desse processo.Um menino pode durar 6 a 7 anos para desenvolver seu físico para um corpo adulto.
Os responsáveis por estas mudanças tão visíveis são os hormônios, que são substâncias químicas produzidas pelo próprio corpo e que exercem papel importantíssimo, não somente nos órgãos reprodutores, como também no cérebro, pois nesta fase da puberdade, o hipotálamo começa a enviar mensagens para a glândula hipófise, a qual inicia a produção de dois hormônios: LH (Hormônio Luteotrófico) e FSH ( Hormônio Folículo Estimulante), que iniciam uma viagem pelo sangue até os ovários nas meninas e os testículos no menino, fazendo-os amadurecer e começar a produção das células reprodutoras masculinas e femininas , óvulos e espermatozóides, respectivamente. Essa produção de células desencadeiam alterações físicas como: crescimento repentino de seios, pelos, mudança de voz, mudança de cheiro.
Nesta fase é normal um comportamento não previsível. De repente, pode surgir um artista, um idealista,generoso, egoísta. Aos poucos virá a percepção de que as pessoas podem e pensam de formas diferentes. È a hora da busca pela verdade. Por que? Como? Onde? O que? Essa é a ampliação do universo mental e com certeza o interesse por assuntos que antes nem eram do conhecimento, agora estão prontos para serem desvendados. Pode-se optar pelos carinhos da mamãe ou começar a odiar os dengos.
O suor é sempre visível e incompreendido. Trata-se das glândulas sudoríparas que nesta fase, alem de aumentarem de volume, ficam bem mais ativas, começando a suar e ter cheiro diferente, podendo isso acontecer por muito tempo antes de chegar ao equilíbrio.
As espinhas, indesejadas e motivo de repugnância para uns, podem ser motivo de exibicionismo para outros. Na verdade, as glândulas começam a fabricar mais óleo. Mas aqui vale ressaltar, que espremer as espinhas não é muito inteligente. O ideal é deixar o organismo se desenvolver e se for mesmo necessário, procurar orientação de profisional especializado- o dermatologista.
Testículos – glândula responsável pela produção dos gametas masculinos. De forma ovóide, com dimensões que diferem de individuo para individuo, não devendo ser atribuído o tamanho do testículo a sua efetiva produção. Situado na parte anterior da região perineal , por baixo do pênis, no interior das bolsas escrotais, suspenso pelo cordão espermático, possui uma camada externa chamada túnica albugínea que o envolve completamente. O testículo possui superfície externa lisa e interiormente esta dividido em lóbulos, em cujo interior se encontra o parênquima testiculares e no seio dos lóbulos , os túbulos seminíferos,que se reúnem ara formar os . variado, não sendo o tamanho a propriedade principal de funcionamento. Nele distingue-se corpos cavernosos e o corpo esponjoso da uretra, que são formações eréteis que possibilitam o alongamento durante a ereção.
Ovário – glândulas genitais da mulher, em número de duas, situadas na região pélvica, atrás do útero , numa prega do peritônio chamada ligamento largo, em forma de amêndoa , variando as suas dimensões e cor com a idade e com a fase do ciclo ovárico, sendo formado por uma parte mediana chamada ampola e de uma extremidade denominada infundíbulo, em forma de funil, dotado de prolongamentos denominados fímbrias.
Útero- órgão da gestação, destinado a receber o ovócito fecundado, ovo ou zigoto, a conservar e nutrir o produto da fecundação e a expulsa-lo durante o parto, em forma de pêra, podendo chegar na mulher adulta a 8 cm de comprimento, situado na região pélvica, entre o reto e a bexiga urinária e fixo pelos ligamentos largos, redondos e uterolombares . Possui uma parte superior ou corpo, de forma triangular, em cujos ângulos superiores desembocam as tubas uterinas, e de uma parte inferior ou colo, cujo orifício externo comunica com a vagina.É constituído por três camadas: serosa ou externa, muscular ou média – atinge desenvolvimento durante a gravidez e possui musculatura lisa. Está irrigado pela artéria uterina.
Vagina – órgão copulador da mulher, cuja principal função é receber o pênis durante o coito, permitindo, contudo, a passagem do fluxo menstrual e do feto na hora do parto. Trata-se de um órgão ímpar, mediano, cilíndrico, musculomembranoso, dilatável e extensível, com extremidade superior unida ao colo uterino, a volta do qual se forma um fundo de saco. Na extremidade inferior abre-se na vulva mediante um orifício, que na maioria das mulheres virgens está parcialmente ocluído pela membrana do hímen.
Vulva – conjunto de órgãos genitais da mulher, constituído por vária partes. Monte do Púbis – proeminência localizada diante da sínfise púbica, entre as virilhas, recoberto externamente por pêlos púbicos. Lábios maiores – duas pregas cutâneas, situadas por baixo do monte do púbis e separadas dos músculos por sulco genito-femoral. Lábios menores – pregas cutâneas situadas por dentro dos lábios maiores, sendo ao fundo encontrado o óstio externo da uretra e o óstio da vagina. Hímen – dobra menbranosa que oclui parcialmente o óstio da vagina. Clitóris – órgão ímpar, mediano, erétil, situado na parte antero-posterior da vulva, possui uma porção oculta entre os lábios maiores e outra livre, que termina numa extremidade chamada glande, coberta pelo prepúcio.
Sexo - Os mamíferos superiores,incluindo o homem e a mulher, são movidos por necessidade biológica semelhante a dos pássaros e peixes que os leva a ter relação sexual, dar a luz e proteger a cria, sendo que entre o homem e a mulher, acontece o sentimento da atraca, do amor, da afeição, ao contrário dos outros animais que seguem o instinto para cruzarem.Para o homem e a mulher, o sentimento além do contato genital é o aspecto mais importante na experiência sexual humana e por isso, a torna única.
Masturbação – no homem a masturbação é mais compreendida que nas mulheres, tendo-se a idéia errada que a única parte que o homem tem para estimular é o pênis, não sabendo que existem outras zonas erógenas, que cabe a cada um conhecer e descobri-las sozinho, pois seu corpo é algo único. Em muitos casos, na ausência de relações sexuais, a masturbação pode ajudar na prevenção do câncer da próstata. Enquanto acaricia o pênis suavemente e toca os testículos , como se estivesse puxando para baixo, vem a ereção e neste momento de prazer único deve-se usarr de artifícios para que se torne mais agradável possível, incluindo-se aqui lubrificantes que ajudem o manuseio, lembrando que não se deve usar produtos químicos, o que somente traria prejuízos a saúde. Variar o ritmo até chegar ao ponto do orgasmo para interromper e voltar a começar de novo, além de respirar profundamente quando se aproximar do clímax, são bons exercícios para o tratamento da ejaculação precoce.Outro fato importante é saber que igual a mulher, o ânus é muito sensível ao toque. E no homem mais ainda, por estar situado muito próximo da próstata, o que na opinião de muitos especialistas é o ponto G masculino. O escroto, que é a bolsa que contem os testículos é similar aos lábios exteriores da mulher, e por isso, as carícias e beijos produzem sensações muito profundas. A masturbação feminina é assunto proibido entre elas, e muitos homens reagem mal à situação de ter uma mulher se masturbando ali, ao lado dele, causandoum mal ao ego. Diversos são os meios de masturbação feminina, entre os quais podemos citar o chuveirinho, o travesseiro e ate mesmo a manipulação do clitóris co os dedos. Muitas mulheres que tem coxas grossas conseguem estimular o clitóris cruzando as pernas com força. Seja qual for a maneira de encontrar o prazer, deve ser efetuada, pois aí está a fonte de satisfação para que você se realize e informe ao seu parceiro, senão verbalmente, pelo menos com gestos delicados, onde você gostaria de ser tocada. Essa causa de não sentir prazer durante o ato sexual, tem causado traumas terríveis que poderiam ser facilmente evitados pelo simples toque em seu próprio corpo, descobrindo-o e liberando-o.
A sexualidade é algo tão presente na vida de todos os deres humanos e muito se evita falar sobre. Trata-se de um assunto simples , nosso e tão somente verdadeiro, que talvez seja por isso mesmo, a corrida tão desenfreada pra não falar sobre isso. Conhecer a si mesmo e saber de suas potencialidades e limites, com certeza é o caminho mais coreto e seguro de se tornar um ser em evolução.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A cidade assiste e acompanha esta devoção.

Emoção e fé se misturam nas orações.

Homens e mulheres se unem numa devoção ao Madeiro.

De joelhos, em penitência.

Pelas ruas e povoados, entoam as rezas antigas em sufrágio das almas.

Tradição bicentenária de penitência e piedade

Devoção e humildade em penitência.

Madeiro

Mulheres vestidas de preto com o rosto coberto. Sinal de devoção.

Madeiro

terça-feira, 29 de junho de 2010

Furnas - Nossa Senhora das Dores - SE

Em expedição realizada com alunos do Ensino Fundamental, descobriu-se este lugar de extrema beleza e imensa fonte de estudos nos diversos ramos da biologia. Vale a pena visitar e aprender com as lições da mãe natureza, neste lugar cercado de lendas e mitos.


Aqui a natureza, ainda pouco tocada pelo homem, revela o que tem de melhor em sua fauna e flora.
Realmente essas esculturas naturais nos remetem a uma grande lição: No mistério da vida, a natureza se revela.

Ensino de saúde pública

Saúde Pública




A Palavra saúde, de origem latina salute - salvação, conservação, vida - vem assumindo significados muito diversos, pois a concepção de saúde que permeia as relações humanas, não pode ser compreendidas de maneira abstrata ou isolada. Os valores, recursos e estilos de vida que contextualizam e compõem a situação de saúde de pessoas e grupos em diferentes épocas e formações sociais se expressam por meio de seus recursos para a valorização da vida, de seus sistemas de cura, assim como das políticas públicas que revelam as prioridades estabelecidas. Sabendo que saúde não é apenas ausência de doenças, quais são as outras características que nos permitem concluir que um indivíduo não doente seja saudável de fato? Com uma razoável facilidade, compreende-se que uma pessoa é doente tomando como referência o ponto de vista biológico; no entanto, essa mesma pessoa pode estar perfeitamente bem integrada a seu grupo de relações e inserida nos processos de produção, sendo, do ponto de vista social, uma pessoa considerada saudável a despeito de seu reconhecido comprometimento físico.

Definindo saúde como sendo um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças, compreende-se que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também, por seus atritos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação no meio em que vive, pois a saude se ressente da iluminação inadequada, da má ventilação, da fdiga, dos ruídos ou da alimentação deficiente. Nós podemos citar entre outras causas indiretas, que prejudicam o bem-estar dos seres humanos: o analfabetismo, a miséria, a promiscuidade, a ignorância, a habitação inadequada (CYTRYNSKI ORLOWSK, 2003).

Tendo em vista que se propõe um ensino de ciencias e biologia intencionalmente voltados a formação de individuos autônomos com uma visão digna e capaz, sobre o meio em que vive, a área do ensino de ciência biológicas devem ser organizadas de forma a atender essa demanda , tranformando através das informações a sociedade em que se vive, salientando que cada indivíduo é peça importante no bem-estar de si próprio, dos outros seres e enfim do ambiente em que vive.

O Professor, seja de Ciências, no Ensino Fundamental ou de Biologia no Ensino Médio, tem com isso, uma grande responsabilidade quando se tarta de ensinar aos alunos as aplicações dos princípios biológicos ao estudo da saúde, salientando as relações entre as causas , agentes e prevenção das doenças, promovendo o bem estar físico, mental e social. Para isso, deve inserir métodos de comunhão com a comunidade onde trocas de conhecimentos são a chave A escola, também tem aqui o seu papel muito importante na Educação para a saúde, uma vez submetendo os alunos a situações cotidianas de exemplo de saúde, como higiene do prédio, ética profissional, ambiente acolhedor, liberdade com responsabilidade sem permissividade, desenvolvendo em intervalos e aulas livres habilidades e práticas favoráveis a conceitos de saúde, sendo para isso necessário uma integração e interdisciplinaridade, além de comunidade e políticas sociais presentes na escola, como: vigilância sanitária, Saneamento básico, Saúde Alimentar, Doenças Sexualmente Transmissíveis,

especial de transformação. O Ensino de Ciencias biológicas precisa passar por mudanças sérias desde o planejamento, até a metodologia empregada em sala de aula no que diz respeito ao Ensino de Saúde Pública como informação para cidadania.

Conceituar saúde como não sendo apenas ausência de doenças, é de suma importância, pois desencadeia aí, uma série de aberturas do assunto, que vem possibilitar a construção de conhecimentos específicos, facilitando assim a conscientização dos direitos e deveres de cidadãos através da informação.

O conhecimento científico na identificação e classificação das doenças, é outro fator importante, ressaltando a necessidade da prevenção, sendo isto, o principal meio de ter uma saúde completa.

Ações direcionadas visando a conscientização sobre o tema possibilitam maior interesse, pois a conscientização do cidadão passa por vivências obtidas em ações concretas como o uso de material impresso.

O papel da escola na abordagem da saúde deve ser encarado como uma das sua funções. É necessário uma ação coletiva de toda comunidade escolar. A mudança no ensino da saúde, deve ser mobilizada em toda escola, justando-se assim os ingredientes principais para uma boa educação: escola e realidade.

Alcoolismo, Dependência de drogas, Doenças, Orientação Sexual.



Qualidade ou miséria de vida

Qualidade ou miséria de vida

Somos aquilo que queremos ser, ou que escolhemos ser em nossas vidas. Pode parecer esta frase um pouco forte para você neste momento, mas é a mais pura verdade. Tudo que somos hoje é produto, conseqüência daquilo que fomos ou fizemos dias, anos, séculos, milênios, ou minutos atrás.

Partindo do princípio que ser humano é aquele que busca sua melhoria no seu modo de agir, pensar, fazer, somos bem capazes de analisar o que buscamos com nossas ações. Sim. Aquelas que julgamos tão simples. Aquele aperto de mão que demos ou negamos, aquele sorriso que abrimos ou inibimos, aquele conselho que proferimos ou que guardamos em nosso baú de tesouros inúteis. Como poderemos ter sorrisos e abraços de outros, se os nossos estão trancados? Isso quer dizer que não precisamos, pois já temos os nossos guardados nesta caixa de coisas inúteis. Ou , por outro lado, como podemos ter desavenças, tristezas ou maledicências se damos apenas sorrisos e afetividade?

As leis da natureza são muito claras. Ação e reação, Causa e efeito, Inércia. Todas elas apontam para a questão tão eficaz e sublime da felicidade verdadeira e deixa mais do que claro que nós somos os construtores de nossas vidas, material e espiritual, e dela recebemos exatamente aquilo que dividimos com nossos semelhantes e conosco mesmos.

A sensibilidade sendo uma conquista da alma, nos transporta ao pensamento de que precisamos ser sensíveis à percepção dos pequenos acontecimentos naturais que nos cercam como as gotas de água, que cumprem seu papel, seja na torneira, no chuveiro, na chuva, seja nas formigas que caminham sem cessar em busca de alimento e da proteção a sua rainha, seja do sol, que esta lá todos os dias, mesmo nublado, mas cumprindo seu papel de não deixar o planeta esfriar, seja em nossas funções fisiológicas que dão avisos de nossas necessidades, seja num bebê que sorri, mesmo que não saibamos o verdadeiro motivo, enfim, a mãe natureza nos ensina o tempo todo como conviver conosco e com o ambiente que nos cerca. O que precisamos é ter a sensibilidade para enxergar e por em prática esses ensinamentos valiosos e reais.

E comum ouvirmos a frase derrotista de que esta deixando a vida tocar. Cuidado. Toque a vida, e um dia a vida te toca e você cai. A vida não pode ser vista e sentida como um bem material que fazemos com ela o que quisermos e bem entender. Podemos construí-la, sim , mas baseando-se na evolução como ser vivente. Não podemos, por exemplo interferir nas faculdades biológicas da vida como respirar, ver, sentir, mas podemos melhorar essas faculdades para que possamos ser usufrutuários cada vez mais satisfeitos. Não podemos ter a pretensão de sermos proprietários dos ter. Na verdade, somos mesmo é usufrutuário do ter e proprietários do ser. Querer ser dono das coisas materiais é no mínimo, querer ser menos inteligente que o beija –flor, que com sua beleza exuberante, vive a visitar as flores não para humilhar, mas para completar um quadro somatório de beleza e convivência. Convivermos com a natureza de forma que seja um somatório de vida, é reconhecer que fazemos parte do universo e não donos dele.

Reclama-se muito de tristezas, mágoas e agonias, estresse. Pois bem. Não existe alegria imerecida, nem tristeza injusta. Tudo é o que conquistamos. Como posso querer sentir o sabor de chocolate, se estou saboreando um limão? Como posso querer alegrias, se sou portador de tristezas, reclamações, queixas, desânimo. Como posso querer ser feliz, se a imagem que eu passo para o universo é a de um ser sofrido, derrubado, desanimado, derrotado. O universo reage conosco conforme nossas ações com ele. Não que o Universo seja nosso escravo ou coisa parecida, mas lembramos que vivemos em comunhão, em harmonia. Ele apenas reflete aquilo que a nossa energia produz. Energia essa que chamamos de alma, espírito, força magnética. Seja qual a denominação que usamos, trata-se de nossa vontade e da forma como pensamos e agimos segundo as leis da natureza. Atire uma pedra em um gatinho e espere que Le venha a seus pés querendo carinho. Jamais verá isso. Como queremos então que o universo nos dê paz ,amor, saúde e fortuna, se somos queixosos de conflitos, solidão, doenças e miséria?

Errar não quer dizer que está tudo perdido. Ao contrário. O erro nos ensina que precisamos melhorar, aperfeiçoar, aprender. Lembre-se que é mais importante a consciência do erro, do que a inconsciência do acerto. Errei. Bom. Pretendo agora acertar.O nosso passado tem o poder de contar nossa história. O presente tem o poder de mudar a vida. Qual o personagem da História que tem seu nome lembrado pelas reclamações, queixas, conflitos pessoais?

Por que se preocupar com o amanhã? É hoje! A sua vida é agora, é hoje. Amanhã é o fruto de hoje. Assim como hoje é o fruto de ontem. Quer uma prova? Coloque sal fora de casa durante uma noite. No outro dia, ele esta da mesma forma? A ação do tempo, temperatura, ar, química, exerceu forças e causou certas transformações. O fogo se alimenta de oxigênio. Mas o oxigênio em grande quantidade apaga o fogo. Da mesma forma, queixas e confusões demasiadas, apagam o fervor da nossa vida.

É tão fácil ser feliz. Precisamos de tão pouco. Olhe para os pássaros, como cantam e rejubilam. Eles passaram a noite no relento, no frio, na chuva, nas ações dos fenômenos meteorológicos. No entanto , jamais deixam de cantar e encantar, pois virá a primavera.

Quero comprar uma fazenda, uma chácara, um apartamento, um carro, uma jóia, quero, quero, quero. Que bom. Queira mesmo, você irá conseguir com certeza. Mas você já sabe o que vai morar nesses lugares com você e utilizar desses bens contigo? Tristezas, inseguranças, queixas, angústias ou alegrias, satisfação, paz, harmonia, simplicidade. A escolha é sua. Você pode ter uma miséria de vida sendo um multi-bilionário,ou uma qualidade de vida com o que tens agora. Deixe as coisas chegarem a você de acordo com sua preparação para recebê-las e não se adiante, pois estará correndo o risco de ter, ter, ter, e não ser, ser, ser,. Nisto é que consiste a miséria ou qualidade de vida.

Veja o que somos. Eu não te conheço, mas se você esta lendo este artigo, é porque algo atraiu você. Procure saber que algo é esse. Sabe onde esta a resposta? Naquilo que você é.Um pássaro não busca água, se não precisar dela. A mãe natureza não pode te dar, aquilo que você não disse com suas energias, o que realmente precisa.